Artigos e capítulos
(2023-2024)
- LINS, H.A. M.(2024) Novos riscos e capturas aos Direitos Humanos e interesses das crianças: o caso do Brasil como alerta às democracias. Educação em Revista, jun., 40. DOI:10.1590/0102-469847990
- LINS, Heloísa A. Matos. Censura literária infanto-juvenil e lawfare em “tempos democráticos”. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e26391, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.26391. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26391.
- Lins, H. A., Cabello, J., & Perol da Silva, C. (2024). "A guerra é cultural, p*!": : a alfabetização como trincheira das direitas radicais brasileiras. Revista Teias, 25(76), 71–84. https://doi.org/10.12957/teias.2024.76977
- Lins, H. A. M., Capatto da Silva, P. H., & Rocha de Souza, H. (2023). Educação em Direitos Humanos e a Formação de Professores/as: Entre a Universidade e a Escola Pública Básica. Direito Público, 20(105). https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6946
- Lins, H.A.M., Ragnane, H.& Freitas, N. (2023) Devir-outro no Currículo da Educação Básica? Familismo e cristianização da esfera pública como entraves. In: Negreiros, F., Alexandrino, R. Psicologia escolar e educacional & População LGBTQIA+. Campinas, SP: Alínea, p. 81-103.
- Lins, H. A. M. (2023). New risks of children´s human rights and interests: Brazil as a warning to democracies. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6656
- Noronha, J. E. G., & Tebet, G. (2023). Educação política com crianças e jovens: pistas calungas. Linhas Críticas, 29, e47497. https://doi.org/10.26512/lc29202347497
- Noronha, J.E.G. & Tebet, G (2023). participation and political subjectivation of calunga children and young people. Childhood & Philosophy, 19, 01–26. https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.72948
- Noronha, J.E.G. (2023). O desenvolvimento contra a potência da infância. Revista Binacional Brasil - Argentina. Vol. 12, no. 01. https://doaj.org/article/7338e735fce3436f997e1f26d08a9b46
(2020-2022)
2022
- Tebet, G., Lins, H.A.M., Magiolino, L., Barbosa, L. M., Monção, M. A. G. & Mazza, D. (2022). What does it mean to educate and care for children in Brazil in times of COVID-19? In: L. Henderson, H. Ebrahim & K. Bussey (Orgs). Early Childhood Education and Care in a Global Pandemic. Disponível em:https://www.routledge.com/Early-Childhood-Education-and-Care-in-a-Global-Pandemic-How-the-Sector/Henderson-Bussey-Ebrahim/p/book/9781032190273.
- Lins, H.A.M. & Cabello, J. (no prelo). A língua das direitas extremas e radicais como “canto da sereia” (também) ao povo surdo: imparabilidade e revisionismo na educação. Revista Psicologia Política. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1519-549X&lng=pt
2021
- Lins, H.A.M.& Bispo, C.F.B. (2021). O racismo e a literatura para a infância: os falsos dilemas em torno da “liberdade de expressão” x “mordaça”. In: Maria Anória de Jesus Oliveira, Ana Lúcia Silva Souza, Iris Maria da Costa Amâncio (Orgs).: Literatura, língua e artes: linguagens d’áfricas e de suas diásporas. XI COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 9 a 12 de novembro de 2020 (parte I) e 23 a 26 de maio de 2021 (parte II). Curitiba : Universidade Federal do Paraná, pp. 62-81. Disponível em:https://drive.google.com/file/d/17OKt64KznfAMzMqaqFzLYZZPzoKb8SzM/view.
- Lins, H. A. M. (2021). Infancia en tiempos de guerra moral y espiritual en Brasil: culturas (in) materiales y subjetivación política (des)democrática. Sociedad e Infancias, 5(2), 77-97. https://doi.org/10.5209/soci.78374
- Lins, H.A. M. (2021). Linhas de voo de um bebê surdo: emaranhados e agências nos processos de subjetivação e educação. Educação em Revista [online]. 2021, v. 37, e235031. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-4698235031>. Epub 30 Abr 2021. ISSN 1982-6621.
- Lins, H.A.M., Cabello, J. & Miranda-Júnior, J. O.F. (2021). Infancias, fake news y (des) democratización en América Latina: cómo establecer otros comienzos a través de la Educación? RIIE - Revista del Instituto de Investigaciones en Educación, Año 12 (16), 115- 133. Unne- Argentina. Disponível em: https://revistas.unne.edu.ar/index.php/riie/article/view/5754/5456.
- Lins, H.A.M, Maluf, J.L. & Freitas, N.F. (2021). O direito à informação e comunicação das crianças ameaçado no Brasil: “temas sensíveis” em tempos de neo-conservadorismo. Cad. Gên. Tecnol., Curitiba, , v. 14, n. 44, p. 603-628, jul./dez. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11691/8451.
- Lins , H. A. M., Marques, G. A. & Ragnane, H. D. (2021). Pedagogia das diferenças e a formação docente em tempos de necropolíticas . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 211–230, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n1p211-230. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3814.
- Lins, H.A.M. (2021). Por rastros do entre: histórias, memórias e o Ainda Não no território das infâncias. In: Ana Lúcia G. de Faria e Adriana Silva (Orgs). Sociologia da Infância no Brasil II em tempos de pandemia e necropolítica. Pedagogias descolonizadoras reinventando novas formas de vida. SP: Pedro & João. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/loja/sociologia-da-infancia-no-brasil-ii-em-tempos-de-pandemia-e-necropolitica-pedagogias-descolonizadoras-reinventando-novas-formas-de-vida/
- Lins, H.A.M. (2021). Estágios Supervisionados e escolas em tempos pandêmicos: o que (i)mobiliza saberes e formações. Blog FE Publica. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/fe-publica/publicacoes/estagios-supervisionados-e-escolas-em-tempos-pandemicos-o-que-imobiliza.
- Silva, C. P. & Lins, H. A. M. . (2021). “A gente faz a faculdade... pra criança normal”: representações sociais de educadoras sobre as diferenças. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, 9 (1). https://doi.org/10.29327/210932.9.1-2.
- Tebet, G., Matsuyama, A.M., Menezes, C.P.B & Lins, H.A.M. (2021). Masculinidade como construção social: reflexões sobre a primeira infância, gênero e pandemia. In: Marcia Aparecida Gobbi, Juliana Diamente Pito (Orgs). Coletivos, mulheres e crianças em movimentos: na pandemia, do podcast ao livro. São Paulo: FEUSP, 464p. pp; 175-191. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/575
2020
- Lins, H.A.M. & Bispo, C.F.B. (2020). Literatura afro-brasileira e africana para a infância: que histórias se dão a contar-praticar na escola? Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, set-dez. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19436.
- Lins, H.A.M. & Bregagnolo, N. E. (2020). ¿Qué puede el pensamiento de Paulo Freire en tiempos oscuros? problemas actuales en torno a la osadía y algunos modos de ex/res/istencia en Brasil y Argentina. Revista Eccos. São Paulo, n. 52., enero/marzo. https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17101
- Lins, H.A.M., Cabello, J., & Borges, C. (2020). Direito à participação política de crianças sobre a escola: algo mudaria em função da pandemia?. Sociedad e Infancias, 4, 243-249. https://doi.org/10.5209/soci.69637
- Lins, H.A.M. (2020). Micropolíticas da amizade na educação: arriscar o impossível. In: Nima Spigolon (Org.). BRASI(S) & ÁFRICA(S): educação plural, culturas de resistência e emancipações humanas. SP: CRV. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34939-brasis-africas-breducacao-plural-culturas-de-resistencia-e-emancipacoes-humanas.
- Ribeiro, B. S, Cabello, J. & Lins, H.A.M. (2020). Direito à participação política da comunidade surda brasileira: informação e comunicação na garantia de cidadania. Revista Humanidades & Inovação, v. 7 n. 20: Direitos Humanos II . Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3638.
Livros/ E-books
• Estudos de bebês e diálogos com a • Democracia e participação das infâncias • Minorias, Direitos Humanos e Educação
Sociologia e juventudes no Brasil: cidadanias mutiladas (Editora da FE/UNICAMP, 2018.
(Editora Pedro & João, 2019. (Editora Mercado de Letras) Download gratuito aqui)
Ver detalhes aqui)
• Pedagogias da morte e da guerra como
legado das direitas radicais às crianças
e adolescentes: discursos, estéticas e políticas
(Disponível para Download gratuito aqui)
Série Setembro Azul:
*Plano Nacional de Educação e as políticas locais para a
implantação da educação bilíngue para surdos
(Download gratuito aqui)
*Ações afirmativas para pessoas surdas no processo
de escolarização
(Download gratuito aqui)
*Direitos humanos em questão: a universidade pode se fazer falar em Libras?
(Download gratuito aqui)
---
Siga-nos