Docentes da Faculdade de Educação da UNICAMP

Profa. Dra. Heloísa A. Matos Lins, Doutora em Educação - FE/UNICAMP - Brasil (líder)

Professora Doutora da Faculdade de Educação da UNICAMP, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos (INDDHU) e membro da Linha Linguagem e Arte em Educação (PPGE-FE/UNICAMP). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, onde também concluiu os cursos de Graduação em Pedagogia e Mestrado Acadêmico em Educação. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Huelva, Espanha (2022), na área dos Estudos da Infância. Foi Profa. Adjunta do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ, na área de Educação Infantil. Docente na PUC-Campinas, entre outras instituições de ensino superior. Foi professora e orientadora pedagógica de educação básica em escolas públicas, onde se tornou ativista pelos direitos das crianças, com as Sem-Terrinha (no Assentamento I, Sumaré-SP, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST), as crianças de "classes especiais" e com tantas outras infâncias e juventudes marginalizadas. É parecerista e membro editorial de periódicos acadêmicos e editoras. Membro do Conselho Científico do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU (2020-2022). Parecerista ad hoc da FAPESP. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (APBN) e da ANPED (GT07 e GT23). Principais interesses no campo da infância e juventude: diferenças, direitos humanos das crianças, novas direitas, cultura (i)material, educação em direitos humanos/ não-humanos, subjetivação e participação política, estudos de fronteira, estudos decoloniais.

Profa. Dra. Gabriela G. C. Tebet, Doutora em Educação - FE/UNICAMP - Brasil (vice-líder)

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet  é professora livre-docente da Faculdade de Educação da UNICAMP. Vinculada ao Departamento de CIências Sociais na Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, é uma das criadoras e vice-líder do grupo de pesquisa INDDHU - Infâncias , Diferenças e Direitos Humanos e colaboradora do Ceape - Centro de Antropologia de Processos Educativo, da UNICAMP. Hoje realiza pesquisa de pós-doutorado na USP de Ribeirão Preto com supervisão da profa. Katia Amorim (CINDEDI). Pesquisadora da Educação Infantil, interessa-se especialmente pelo estudo de bebês e pelas relações geracionais, étnico-raciais e de gênero, a partir de diálogos com a Filosofia da Diferença, com a Sociologia, Antropologia e com a Geografia. Foi professora e diretora de Educação Infantil em São Carlos/SP de 2004 a 2014, coordenadora associada dos cursos de Licenciaturas da UNICAMP junto com a profa. Alexandrina Monteiro, chefe de departamento de Departamento, Membro dos Conselhos Municipal de Educação de São Carlos e de Campinas e membro da Comissão Assessora da Diversidade étnico-racial da UNICAMP (CADER). É mãe do Matheus, madrasta da Jhenyfer e do Davi e nas horas vagas adora dançar, fazer arte, ir à praia ou à uma cachoeira. Dentre suas obras, destacam-se a organização dos livros Trabalhando a Diferença na Educação Infantil" (Com Anete Abramowicz, Walter Silverio e Fabiana Oliveira"; "Infância e Pós-Estruturalismo" (com Anete Abramowicz), "Estudos de Bebês e diálogos com a Sociologia"; "Geografia das crianças, dos jovens e das famílias" (com Maria Lídia Fernandes e Jader Lopes) e "Giro Epistemológico para uma educação anti-racista" (com Ellen de Souza e Sidnei Barreto).

Profa. Dra. Chantal Victória Medaets, Doutora em Antropologia - FE/UNICAMP - Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde coordena o Centro de Antropologia de Processos Educativos (Ceape), financiado pelo Programa Jovem Pesquisador da FAPESP. É graduada em Pedagogia (PUCSP, 2003), com mestrado em Educação (2009) e doutorado em Antropologia (2015), ambos na Universidade Paris Descartes. Sua tese analisa práticas de transmissão e de aprendizagem não escolares de populações ribeirinhas e indígenas da região do Baixo Tapajós, estado do Pará. No atual projeto de pesquisa, financiado pela FAPESP e desenvolvido na Faculdade de Educação da Unicamp, estuda diferentes aspectos da presença indígena no Ensino Superior. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015-2017), no Institut des Hautes Études de l´Amérique latine, Universidade Sorbonne Nouvelle (2017-2018) e na Universidade Estadual de Campinas (2018). É editora associada da revista ProPosições (Unicamp). Principais temas de pesquisa e de interesse: Antropologia da Educação escolar e não escolar; aprendizagem; etnografia de processos educativos; família, parentesco e práticas parentais; povos indígenas e o ensino superior.