Profa. Dra. Natália Fernandes
Doutora em Estudos da criança - UMinho - Portugal / currículo Lattes
Natália Fernandes é pesquisadora na área de Estudos da Criança. Possui doutorado pela Universidade do Minho, Portugal, com foco na participação das crianças em seus contextos de vida. Seus estudos exploram as representações, práticas e poderes relacionados a esse tema. Atualmente, ela contribui ativamente para a compreensão e promoção dos direitos das crianças como pesquisadora.
Prof. Dr. Iván Rodriguez-Pascual
Doutor em Sociologia - UHU - Espanha / currículo Lattes
Iván Rodriguez é licenciado em Ciências Políticas e Sociologia, com especialização em Sociologia, pela Universidade Complutense de Madrid. Ele obteve seu doutorado pela Universidade de Granada. Atualmente, ele faz parte do grupo de pesquisa E-6 (Estudos Sociais e Intervenção Social) da Universidade de Huelva, onde também é Professor Titular no departamento de Sociologia, Serviço Social e Saúde Pública. Desde a defesa de sua tese de doutorado, que se concentrou em uma proposta de indicadores sociais para o estudo do bem-estar da população infantil, Iván Rodriguez produziu mais de vinte publicações sobre o estudo sociológico da Infância e sua representação, além de outras obras voltadas para a Sociologia da Família. Ele é autor do ensaio "Para uma Sociologia da Infância" (CIS, 2007) e membro da equipe diretiva do Comitê de Pesquisa 17-Sociologia da Infância da Federação Espanhola de Sociologia (FES). Suas linhas de pesquisa têm se diversificado nas seguintes áreas: estudos relacionados à população infantil e ao cenário da sociedade digital, estudos sobre a representação social da Infância, discriminação e violência contra crianças e estudos relacionados à diversidade e mudança familiar.
Profa. Dra. Marta Martínez Muñoz
Doutora em Sociologia - UNED - Espanha / currículo VItae
Marta Martínez Muñoz é uma consultora internacional especializada em Direitos e Políticas da Infância. Com mais de duas décadas de experiência, ela realizou avaliações, pesquisas e assessorias para ONGs, instituições, organizações das Nações Unidas e movimentos sociais de base. Sua expertise abrange áreas como avaliação com enfoque nos direitos, educação intercultural, gênero, cidadania e prevenção de dependências químicas. Além disso, Marta estuda representações sociais sobre a infância, participação infantil e o impacto de despejos na vida das crianças. Também é engajada em atividades de sensibilização política e acredita na importância da pesquisa participativa. Marta participou de programas de pós-graduação em avaliação, políticas da infância e direitos humanos. Como co-fundadora de iniciativas acadêmicas, contribuiu para a criação de grupos de pesquisa e cursos especializados. Em 2014, Marta também co-fundou a Associação ENCLAVE, focada em avaliação e abordagem de direitos.
Profa. Dra. Maria Anória J. Oliveira
Doutora em Letras - UNEB - Brasil / currículo Lattes
Possui graduação em Letras e Especialização em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2003), doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2010), com Estágio Sanduiche em Moçambique e Pós-doutorado em Letras/UFMG (2015). Docente da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, desde 1998 a atualidade. Professora titular da Universidade do Estado da Bahia, compõe o corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica/UNEB). Tem experiência na área de literatura e formação de educadores/as, com ênfase em Literatura Negra/Afro-brasileira e Africana. Orienta pesquisas no mestrado no doutorado e faz supervisão de pós-doutoramento no citado programa. É autora do livro "Áfricas e diásporas na literatura infanto-juvenil no Brasil e em Moçambique" (Eduneb), além de organizar livros e outras produções acadêmicas na área em foco. Atua, principalmente, com os seguintes temas: Literaturas, formação docente e discente para as relações étnico-raciais, perspectivas antirracismos, literatura infanto-juvenil e abordagens voltadas para as diferenças. É líder do grupo de pesquisa Letramentos, Identidades e Formação de Professores/as (Iraci Gama/CNPq). É uma das coordenadoras da Área: Literatura, Linguagens e Artes da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).
Profa. Dra. Elena Colonna
Doutora em Estudos da criança - Univ. Eduardo Mondlane - Moçambique / currículo Lattes
Socióloga especializada em Estudos da Criança - Sociologia da Infância, com doutorado pela Universidade do Minho, em Portugal. Sua pesquisa foca na vida cotidiana das crianças na periferia de Maputo. Elena é reconhecida por sua abordagem empírica e sensível, e seu trabalho tem influenciado o campo da sociologia da infância.
Profa. Dra. Janaína Cabello
Doutora em Educação - FE/UNICAMP - Brasil / currículo Lattes
Doutora e mestra pela Faculdade de Educação - UNICAMP, na linha de pesquisa Linguagem e Arte em Educação, tendo recebido o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos - melhor tese em defesa dos Direitos Humanos na área de Educação, Unicamp/Instituto Vladimir Herzog (2022). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos (INDDHU/CNPq) - Unicamp e do Grupo de Pesquisa Linguagem na Diferença (GP-LnD/CNPq) - Unicamp. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (campus Bauru) e em Pedagogia pela Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), GT 24 - Educação e Arte. Tem experiência na área de Educação, tendo como atuação/temas de interesse: imagem/fotografia, cinema, literatura e arte e as relações com a educação e a psicologia, diferenças, pedagogias/estudos decoloniais, educação com ênfase em direitos humanos e não-humanos, em relações étnico-raciais e movimentos sociais.
Profa. Marisa Adriane Dulcini Demarzo
Doutora em Educação - FE/UNICAMP - Brasil/ currículo Lattes
Professora EBTT no Colégio de Aplicação de Educação Básica da UFPB (Edução infantil/fund.I). Doutora em Educação, na área de Sociologia da Infância, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2021). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009), na área de Educação das Relações étnicorraciais. Atuou como Professora de Ensino Superior no Instituto Federal de Cubatão-SP. Atuou como professora de Educação Básica da Rede Municipal de Praia Grande-SP (Ed. infantil/fund.I).Atuou como professora de Educação Infantil na Unidade de Atendimento à Criança da UFSCar. Atuou como professora PEB I efetiva da Rede estadual de Educação de SP. Atuou como docente em cursos de formação continuada para professores da rede básica do estado de São Paulo, na área de relações étnicorraciais e educação. É Especialista em gestão de políticas públicas, pela Fundação Perseu Abramo/UNICAMP. Ex Conselheira Tutelar. Áreas de interesse: Educação infantil e fundamental; currículo; educação antirracista; direitos humanos e infância; sociologia da infância; discursos sobre a infânica. Viúva da covid. Mãe de duas crianças.
Profa. Ms.Norma Bregagnolo
Especialista em Educação - UNNE - Argentina
Norma Elena Bregagnolo é Professora em Educação Pré-Elementar e Especial em Jardins Maternais (UNNE), Licenciada em Educação Inicial (UNaF) e Especialista em Docência Universitária na Universidad del Nordeste (UNNE) da Argentina. Elabora sua dissertação de Mestrado em Metodologia da Pesquisa Científica na Faculdade de Humanidades da UNNE. É Docente-Pesquisadora Categoria IV, no marco do Programa de Incentivos da Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria (CONEAU), por meio do Edital 2015. Docente-Pesquisadora - Área de Pesquisa: Formação Docente em Educação Inicial e Educação das Infâncias. Professora Adjunta, com dedicação semiexclusiva, desenvolvendo estudos sobre Professorado e Licenciatura em Educação Inicial, na Faculdade de Humanidades da UNNE, localizada na cidade de Resistencia, do território nacional do Chaco, Argentina.
Profa. Dra. Irmelin Kjelaas
Doutora em Educação - NTNU – Noruega / Profile NTNU
Irmelin Kjelaas é linguista, com especial interesse em linguagem e poder (linguística aplicada), multilinguismo e aprendizado de segunda língua na escola. Responsável academicamente pelo programa de aprimoramento em pedagogia de segunda língua para professores no Instituto de Educação de Professores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), além de lecionar sobre diversidade linguística no mestrado em didática norueguesa. A partir do ano letivo de 2022/2023, está envolvida em dois projetos de desenvolvimento descentralizado de competências (DEKOM): um sobre pedagogia de segunda língua para professores de educação profissional no ensino médio na região de Trøndelag e outro sobre avaliação das habilidades de norueguês de estudantes de origem étnica minoritária promovido pelo Departamento de Educação do município de Oslo.
Profa. Dra. Alex Ormalm
Doutora em Estudos da Infância - Linköping University - Suécia / Profile Linkoping
Alex Orrmalm é uma pesquisadora cujo trabalho se concentra nas práticas cotidianas das crianças, com ênfase em materialidade, cultura e visualidade. Ela está interessada em como a pesquisa com crianças pode nos ajudar a repensar a teoria e o método na pesquisa infantil, especialmente no que diz respeito aos bebês e sua cultura cotidiana. Seu foco está nas questões de materialidade, cultura e participação infantil, explorando como a cultura material, o espaço e a mobilidade podem ser compreendidos nas vidas cotidianas dos bebês e suas famílias. Além disso, ela coordena uma rede internacional de pesquisadores envolvidos em pesquisas sociais e culturais sobre bebês, com um interesse particular nas questões relacionadas à pandemia de Covid-19. Alex também trabalha com métodos visuais e etnográficos, buscando incluir aspectos não-verbais e além do verbal das vidas e práticas das crianças em sua pesquisa. Em um projeto específico, ela explora o patrimônio cultural infantil por meio das expressões visuais dascrianças, coletando e analisando desenhos como parte do patrimônio cultural da Suécia.
Profa. Melina González
Esp. em Docência Universitária - UNNE - Argentina
Profa. Ms. Janaina Dantas Germano Gomes
Doutora em Direito - USP - Brasil / currículo Lattes
Pós Doutoranda em Antropologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (FDUSP). Graduada em Antropologia e Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR-USP). Integrante do Núcleo de Educação e Intervenção em Direitos Humanos (NEIDE) e Pesquisadora convidada do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre crianças e Adolescentes - ênfase no Sistema de Garantia de Direitos (NCA-PUCSP). Pesquisadora e Professora de Direito e Antropologia do Direito. Atua com temas relacionados ao Ensino Clínico em Direito; Direitos Humanos; População em Situação de Rua; Destituição do Poder Familiar; Adoção; Adoção Compulsória; Entrega de Crianças; Mães órfãs; Gênero; Infância; Primeira Infância; Sociologia e Antropologia do Cuidado; Antropologia do Direito; Burocracia do Judiciário; Profissionais do Poder Judiciário; Profissões Jurídicas e marcadores sociais da diferença; Pesquisa Empírica em Direito; Mulheres em Vulnerabilidade Social; Drogadição Feminina e perda do poder familiar.
Profa. Dra. Cristiane Perol da Silva
Doutora em Educação pelo PPGE-FE/ UNICAMP/ Brasil - currículo Lattes
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos (INDDHU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: infância(s), direitos humanos das crianças, alfabetização, inclusão/ exclusão, diferenças, representações sociais e formação de professores.